Criando um site em um subdomínio da CT
Por Eduardo Ferraz
Atualizado em: 13/06/2024
✏️ Introdução
Nosso domínio atualmente é o famoso ctjunior.com.br. Isso nos facilita na hora de fazer testes pois não precisamos comprar um domínio novo, basta que criemos um novo subdomínio a partir do domínio principal e hospedemos ele na hostinguer ou em qualquer outro provedor de hospedagem. Este tutorial mostra como podemos configurar um subdomínio e instalar o wordpress nele.
💡 O que precisamos para configurar o subdomínio?
- Conhecimento da Hostinger e login em tec@ctjunior.com.br
- Conhecimento da Vercel e acesso à organização da CT Junior na Vercel
⚙️ Passo a passo
Primeiro é importante saber que o domínio principal da CT está hospedado na vercel. Isto significa que toda requisição de navegador ou não feita para o nosso domínio chegará até a vercel. No caso do nosso site, você pode verificar em algum serviço online de DNS Lookup que o host do domínio está na vercel.
Isso fica mais claro pois a Hostinguer deixa em todas as telas um aviso de que o seu site não está apontando para a hospedagem, e é verdade está apontando para a vercel como visto acima. Mas não é um problema.
Pesquise um pouco mais sobre DNS e você saberá por que ao pesquisar pela URL do nosso site o navegador sabe que o site está hospedado na vercel.
Precisamos agora criar um subdomínio e dizer pra vercel que quando alguém digita esse subdomínio deve ser redirecionado para outro lugar (servidor) onde está instalado o wordpress.
O subdomínio pode ser criado na hostinguer, ou dentro do painel da hospedagem.
Após criar o subdomínio vamos instalar o wordpress. É bem intuitivo, mas preste atenção que ao instalar o wordpress você precisa selecionar em qual site você irá instalar. No caso do tutorial será no subdomínio theexceptions.ctjunior.com.br.
Se você usar o DNS Lookup no novo subdomínio verá que ele está redirecionando para vercel assim como o domínio principal:
Precisamos fazer com que a vercel aponte para a hospedagem onde está instalado o wordpress. Para isso primeiro vamos apagar alguns redirecionamentos que a própria hostinguer faz, mas como as requisições não chegam lá por padrão, não precisamos delas. Apague na zona de DNS os registros que apontam seu subdomínio para o IP da hospedagem. O IP da hospedagem você encontra buscando rapidamente na internet. Mas basicamente é o “IP do site” que você acha quando abre o gerenciamento da hospedagem dentro do painel. Clique em remover.
Aqui onde se encontra o IP da hospedagem:
Neste ponto nada mudou no site e se você abrir o subdomínio no navegador encontrará a mensagem padrão da Vercel quando um deploy falha. Nesse caso não tem deploy pois não é um projeto de código, e a vercel não sabe o que fazer quando chega uma requisição lá.
Agora vamos na Vercel e configurar o seguinte comportamento: “Quando chegar um requisição para meusubdominio.ctjunior.com.br redirecione para a hostinguer”.
Abra a aba “Domínios”. Clique no único domínio que existe: “ctjunior.com.br”.
Logo no centro tem o painel “DNS Records”. Aqui vamos configurar o DNS para apontar para a hostinguer. Coloque em Name o mesmo nome do subdomínio criado lá na hostinguer e altere o “value” para o IP do site mostrado alguns passos atrás. Clique em adicionar
Após isso instale o certificado de SSL lá na Hostinguer. Isso é feito automático mas falha por conta do domínio principal não estar sendo apontado para a Hostinguer.
Agora neste momento já é possível ver que o subdomínio está apontando para a Hostinguer e não para a vercel.
E a página está funcionando.
🤝 Dicas úteis: (ou Observações)
Os domínios utilizados de exemplo nesse manual não estão ativos